sábado, 9 de maio de 2009

Festa do Pinhão

Aqui em Visconde de Mauá,está acontecendo dos dias 08 a 10.05.09 a tradicional Festa do Pinhão.É uma festa cultural que acontece há 17 anos.Em sua programação tmos o Desfile cÍvico com os alunos da Escola Municioal de Visconde de Mauá,a corporação Musical que abrilhanta uma parte da festa,acontecem os shwos com os artistas locais e convidados,o Desfile do Peão Boiadeiro,o concurso da Rainha do Pinhão,capoeira,maracatu,o coral e outras atrações.
Nessa mesma ocasião acontece o IV Salão do Pinhão com pinturas,desenhos e esulturas-artistas da região são desafiados a criarem trabalho em torno do tema pinhão-pinha-pinheiro - exposição do dia 23.04.09. a 31.05.09,no Centro Cultural Visconde de Mauá.
Na região existe ainda muita araucária.Existe pinheiro macho e fêmea,o primeiro fornece o pólen que através do vento,dos pássaros,dos insetos e pequenos roedores,fecunda a fêmea,que produz o pinhão,cujo amadurecimento se dá em meados de abril.
É por isso que é nessa época que acontece a Festa do Pinhão,onde temos lindas barracas com saborosas comidas feitas com pinhão,bebidas,e artesanatos regionais.
Na escola trabalho,nessa época com meus alunos esse lindo tema,através de passeios catando o pinhão,das observações dos pinheiros,grandes,pequenos,médios e através da lenda da Gralha Azul.Sem falar nas diversas maneiras usadas na merenda.Os alunos amam!!!!

Um comentário:

  1. Olá tânia! Li o comentário que você postou em meu blog e fiquei muito feliz!

    Estou encantada com a festa citada em seu blog. É um verdadeiro sonho.
    É fantástico poder estar compartilhando com os alunos desta maravilha, onde a aprendizagem ocorre de forma gratificante, pois a prática está de mãos dadas com a teoria.
    Parabéns!

    ResponderExcluir